Páginas

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Movimento Hip Hop

A história do hip-hop

O hip-hop emergiu nos EUA, na década de 70, nos subúrbios negros de Nova Iorque (como Bronx, Harlem, Brooklyn). Estes subúrbios, enfrentaram todo tipo de problemas: pobreza, violência, racismo, tráfico, carências de infra-estrutura, de educação, etc. Os jovens encontravam na rua o único espaço para o lazer, e geralmente entravam num sistema de gangs(grupos) (alguns formando parte de alguma das gangs, ou fora delas, mas sempre conhe

cendo os territórios e as regras impostas por elas), as quais se confrontavam de maneira violenta na luta pelo domínio territorial. Neste contexto nasciam diferentes manifestações artísticas de rua: música, dança, poesia, pintura. Os vários DJ’s observaram e participaram destas expressões de rua, e começaram a organizar festas nas quais estas manifestações incluíam-se.
Em Novembro de 1973 foi criada a Zulu Nation, cuja primeira sede estava situada no bairro do Bronx (New York). A Zulu Nation é uma ONG que tem como objectivo acabar com os vários problemas dos jovens dos subúrbios, especialmente com o problema da violência. Começaram a organizar “batalhas” (disputas)não violentas entre gangs com um objectivo pacificador. As batalhas consistiam em uma competição artística de duelos entre MC´s. Nascia assim o hip-hop, composto pelos seus 4 elementos originais:

1-
DJ (disc-jockey): O homem que fornece as batidas para o MC rimar.
2-
MC (master of ceremonies): mestre-de-cerimónias, o rapper
3-
B boy: quem dança “break dance” ou faz “b-boying”
4-
Grafitti.: Um género de expressão artística do Hip Hop que tem como foco a pintura como forma de expressar mensagens positivas(não confundam com pixação isso é outra coisa).

Porem faltava uma coisa muito importante á Zulu Nation para que o seu projecto fosse bem sucedido…acrescentou-se um quinto elemento aos quatro existentes (DJ, MC, B boy, Grafitti): o Conhecimento – consciência. Alertou-se insistentemente para a importância deste quinto elemento, para a sobrevivência e o sucesso deste movimento. Conhecimento do mundo,da cultura,dos bons valores da sociedade para formar uma identidade e uma consciência étnica e de cidadania em pessoas, especialmente para os afro-descendentes pobres, que tinham difícil acesso à educação e mal conheciam os seus direitos e deveres como cidadãos. Assim, o hip-hop transformou-se em um instrumento de mudança social. Como puderam ver o Hip Hop pretende ter primeiramente estes objectivos e não apenas ser lucro para algumas pessoas que se auto intitulam artistas, mas que na realidade não o são pois alguns só querem o dinheiro e não se interessam pelo que realmente é o Hip Hop e pela sua filosofia de vida…
Então lembrem-se que o Hip-Hop é antes de tudo um estilo de vida,que tem como principal objetivo a melhor convivência entre as pessoas,espressar sua arte e trazer mais auto confiança de forma geral para a pessoa que pratica e que segue os fundamentos do hip-hop.

Hoje em dia infelizmente vemos alguns grupos ou cantores de RAP que não estão levando em consideração a verdadeira consiencia que o Hip-Hop prega,em muitas vezes eles vem misturando coisas erradas com a cultura do hip-hop.
Alguns cantam suas musicas fazendo apologia as drogas e ao crime,coisa que vai contra e é totalmente repudiada pela cultura Hip-Hop verdadeira.
Por isso é bom se ter consiencia que o verdadeiro Hip-hop tenta trazer algo de positivo as pessoas,como amizade,cultura,arte e acima de tudo ser um estilo de vida que veio para melhorar a vida das pessoas e não para leva-las ao mau caminho como alguns tentam mostrar erroneamente hoje em dia.

O Hip-Hop não é a solução para todos os problemas da sociedade,mas com certeza é uma opção que veio para somar bons valores como respeito ao próximo,amizade,arte,e cultura que esta cada dia mais esquecida na nossa sociedade hoje em dia.

Bom este é um pequeno resumo da verdadeira cultura hip-hop,esperamos que tenham gostado e que esta consiencia que a cultura hip-hop prega possa ajuda-los no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário